MenuMANIA de posts

 

FAQ - Perguntas Frequentes




Vamos começar do começo, o mais fácil.

1) CRICUT ou SILHOUETTE? O que preciso saber sobre diferenças e semelhanças entre estas máquinas de corte?

No silhouettemania vc vai encontrar agora uma página com videos, um deles é o be-a-bá da silhouette, como liga, como corta etc. Há mais dois de funções específicas, inclusive o uso da função "imprimir e cortar".

2) Posso trabalhar com imagens produzidas em outros programas na SILHOUETTE?

Sim. Para usuários do Corel Draw e AutoCAD as extensões .DXF e .GSD (vetorizadas) podem ser abertas e trabalhadas na SILHOUETTE. Vc consegue ler com o software da SILHOUETTE outros arquivos com o formato compatível, que são basicamente a série de extensões de imagem nos formatos JPG, BMP , PNG, GIF, WMF por exemplo.
O caminho reverso, saindo do Silhouette Studio, ou seja, a exportação, vai gerar apenas arquivos com a extensão .STUDIO (se vc não alterar) ou GSD/GST (compatíveis com o ROBO Master ).


3) Consigo trabalhar com imagens .JPG na SILHOUETTE?

Há dois posts PAP no blog sobre uso de imagens jpg. Procure pela TAG "usando a silhouette". Acho que o passo-a-passo pode te clarear um pouco mais.

4) Qual o software que a SILHOUETTE usa? Tem algum custo adicional?

A última versão de software da que pode ser adquirido com a máquina ou baixado sem custo na internet para uso da SILHOUETTE será o SILHOUETTE STUDIO.
O software anterior que também trabalha em interface com a SILHOUETTE é o ROBO MASTER, ambos podem ser encontrado no site oficial
http://www.silhouetteamerica.com/.

5) Gostaria de saber em que etapa se coloca os bladers? É antes de instalar a Silhouette ou depois?

Tanto faz colocar os bladers (faquinha + tampa colorida) antes ou depois de instalar. Para instalação basta ligar a porta USB no micro e o POWER. Os bladers são essenciais quando vc vai cortar e, deve mudar a tampinha em acordo com o material a ser cortado, conforme vai te instruir o próprio software quando vc for cortar a imagem. Exemplo: vinil - blader azul. No silhouettemania vc vai encontrar agora uma página com videos, um deles é o be-a-bá da silhouette, como liga, como corta etc. Há mais dois de funções específicas, inclusive o uso da função "imprimir e cortar".

6) O papel adesivo vinil (o comum) pode ser colocado todo na matriz,ou se tira antes a parte detrás dele, para aí sim, colocar na matriz?

A SILHOUETTE, como outras máquinas de corte, utiliza uma base de corte levemente adesivada para que o papel ou outro a ser cortado possa ser fixado e então a SILHOUETTE cortará. Vc coloca o papel vinil adesivo todo na matriz, ou seja a parte colante (vinil) sem retirar a película de papel atrás que protege a parte colante. A silhouette vai cortar apenas o vinil, a parte de papel atrás ficará intacta. Vc retira da matriz tudo junto e então retira as partes do adesivo vinil que vc não quer, deixando apenas a imagem que vc cortou. O próximo passo é retirar a imagem para aplicação. O mais simples é usar um contact: vc cola levemente o contact sobre a imagem recortada no vinil (sem apertar) e então cola a imagem do vinil perfeitinha, sem ficar torta, onde vc quer aplicar. Há inúmeros vídeos no you tube ensinando esta técnica de transferência de adesivo.

7) As figuras, as quais são feitas dowloads no site da Silhouette.Já vem prontas para corte ou tem algum processo antes?

As imagens da loja on line da SILHOUETTE já vem prontas para corte. Basta adaptar o tamanho ao seu projeto e mandar ver na criatividade.
Segue o link de download direto do site
, http://www.silhouetteamerica.com/softwareShop.aspx


8) A SILHOUETTE suporta um volume relativamente "grande" de trabalho? Dá muito problema nela, manutenção?

A Silhouette é a linha "artesanal, craft-hobby" de plotters de corte da Graphtec. Eu sou usuária por hobby, faço um volume pequeno, apenas para uso pessoal, ou seja, o uso não é de alta produção. Minha experiência com máquinas de corte, em geral, é que se vc aumentar muito a produção ou a variabilidade de gramaturas de papel vai ter um alto consumo de sobressalentes (aumenta o custo) e pode ter problemas de manutenção. Repito,o uso da SIL é artesanal, linha hobby e, para esta freqüência, a manutenção é mínima, apenas a substituição de materiais de consumo, como a matriz e o desgaste natural do estilete de corte.
Mas, nem tudo está perdido! Para linhas de alta produção, como trabalho gráfico a Graphtec tem outras opções.

9) Ao utilizar os meus arquivos do corel draw, quando uso o modo .DXF, só são exportadas as linhas, sem os preenchimentos e o tamanho não é o mesmo que está no Corel.

Esta é a na natureza dos arquivos .DXF. Ao gerar um arquivo com extensão .DXF, os desenhos são convertidos para elementos vetorizados apenas, ou seja, uma cota, por exemplo, passa a não possuir mais informações de dimensão, preenchimento etc. A visualização será apenas de linha e textos. Se vc quiser aproveitar ao máximo esse intercâmbio entre Corel e Studio, faça operação casada, ao mesmo tempo que exportar o arquivo vetorizado, traga tbem a imagem em jpg, por exemplo, cortando o entorno e mantendo o preenchimento através da imagem.

10) Posso imprimir qualquer imagem do meu micro e a SILHOUETTE corta? Ou só as imagens que tem pra vender? Como transfiro uma imagem ou fonte que tenho para a biblioteca?

Quanto às fontes, o SILHOUETTE STUDIO mapeia e importa todas as fontes que estejam instaladas no seu micro. Basta fazer operações de ajuste dimensional, soldagem e cortar, sem nenhuma dificuldade.

Quanto a imagens, como as de formato .JPG, o software SILHOUETTE STUDIO e ROBO MASTER, permitem fazer alguns poucos ajustes para criar linhas de corte.

Qualquer dúvida, entre em contato através deste link ou mande e-mail para: silhouettemania@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise aqui

Nós pelo mundo...

 

Silhouettemania Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Customização by Arte ao Cubo