MenuMANIA de posts

 

SILHOUETTE - configurando com os papéis - cartão carrossel


Quero compartilhar com vcs algo muito importante para máquinas de corte: o PAPEL.



Algumas dúvidas sobre este tema apareceram no fórum Craftbook e decidi também postar aqui para vcs:
1) Tenho visto em vários locais sobre o papel cardstock, que tipo de papel é esse? é igual a nossa cartolina? ou igual a que tipo de papel nacional?

R: O cardstock é um tipo de papel do mercado internacional que tem gramatura de 120 a 180g/cm2, equivale a um papel cartão do Brasil.


2) Mais dúvidas: a Sil corta qualquer acetato? aquele de filme de radiografia ou somente os fininhos? e como faço a configuração para corte deste material?

R: Os testes com este material na SIL não foram muito positivos, mesmo os fininhos, tipo de transparência do antigo retroprojetor. Vc vai gastar muito sua faquinha. Agora vamos aguardar a Cameo pra ver o comportamento com as novas configurações.


3) Na configuração para corte da Sil vi vários tipo de papeis, mais estou cheia de dúvidas, quando dizem papel de impressão é aquele que usamos normalmente para imprimir? os leves são os de 90 grs?
R: Papel de impressão seria o equivalente a papel de scrap com gramatura em torno de 80 - 100g/cm2, o equivalente ao nosso color plus. Papel de impressão comum, ou nosso sulfite, tem gramatura em torno de 40g/cm2. Infelizmente 10 entre 10 pessoas que usam a SIL pela primeira vez o usam epor ser muito fino ele rasga, gruda na matriz e causa uma péssima primeira impressão. Sempre comece com papel de scrap ou color plus. Se quiser usar um papel fino, use o papel vegetal (no Studio chama-se Velino).



4) Como faço pra não errar na hora da escolha do papel e da faquinha?

R: Tente se basear pela gramatura que vem indicada tb no Studio, entre parenteses. Lembre que o color plus é 100-120g/cm2, os demais são maiores ou menores que esse. Para não errar, faça sempre o corte de teste. Basta carregar o papel na SIL e enviar para corte. Na tela de escolha de papéis aperte o último botão "corte de teste" a SIL vai fazer um quadrado na ponta com um triângulo dentro. Vc então pode saber se o corte foi bem sucedido antes de fazer qualquer estrago.


Para finalizar este post, uma dica. Sempre que vc for modelar algo, faça sua primeira amostra no papel vegetal, ele corta como manteiga, tem uma dobra perfeita e vc verá sua arte pura, sem a interferência de papéis que têm baixo desempenho de corte. Esse carrossel eu já queria modelar há um tempão, no vegetal cheguei até o modelo que eu desejava para meu cartão pop-up.


Que delícia!!!

1 comentários:

Raphart´s on outubro 28, 2011 disse...

Qual a gramatura desse papel vegetal? Beijoooooo

Postar um comentário

Este post contribuiu com vc? Seu comentário é essencial para este blog!Obrigada e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise aqui

Nós pelo mundo...

 

Silhouettemania Copyright © 2008 Green Scrapbook Diary Designed by SimplyWP | Customização by Arte ao Cubo